Skip to content

O que é necessário para tirar CNH?

A Carteira Nacional de Habilitação, também conhecida como CNH, é um documento obrigatório para quem deseja conduzir um veículo automotor.

Se você vai tirar a sua 1ª habilitação, precisa saber que a permissão para dirigir exige uma série de exames, aulas teóricas e práticas, sendo o mesmo obrigatório em todos os estados brasileiros. E que a primeira CNH só pode ser retirada nas categorias, A, B ou AB.

Passo a passo para para tirar a Carteira de Habilitação

poupatempo agendamento cnh

Confira a seguir o passo a passo para tirar a sua Carteira de Habilitação.

1º Passo – Documentação

  • Ser maior de 18 anos;
  • Saber ler e escrever;
  • Possuir carteira de identidade ou equivalente;
  • Possuir CPF próprio;
  • Comprovante de residência.

2º Passo – Cadastro

Cumprido esses requisitos, é possível agendar a biometria no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) da sua cidade. Esse procedimento geralmente é feito pelas auto escolas.

3º Passo – Exames

Depois da biometria, é necessário agendar o exame médico e psicotécnico em clínicas autorizadas pelo órgão de trânsito da cidade. O valor dos exames varia de acordo com o município.

4º Passo – Curso teórico

Sendo aprovado nos exames, o candidato deverá procurar um Centro de Formação de Condutores ou uma Autoescola para fazer o curso teórico, o qual é relacionado às práticas de direção defensiva, noções de primeiros socorros, legislação de trânsito, entre outros.

Encerradas as 45 horas/aula é realizado uma prova para testar os conhecimentos. Após a aprovação, o candidato pode dar início as aulas práticas. Se reprovado, o mesmo poderá marcar uma nova prova após 15 dias.

5º Passo: Curso prático

O candidato deverá seguir uma carga horária de aulas práticas de, no mínimo 25 horas/aula distribuídas do seguinte modo:

  • 20 horas/aula em veículo de aprendizagem, das quais 4 horas no período noturno.
  • 5 horas/aula em simulador de direção veicular, das quais 1 hora com conteúdo noturno.

6º Passo: Prova prática

Após a conclusão das aulas obrigatórias, a autoescola emite um certificado da carga horário e habilita o candidato a escolher uma data para a prova prática. Em caso de reprovação, basta marcar uma nova data.

7º Passo: Validade

A primeira habilitação, oficialmente chamada de Permissão para Dirigir, é válida por um ano. Após esse período, se o motorista não tiver nenhuma multa grave ou no máximo uma multa média (quatro pontos), pode obter a CNH definitiva, que tem validade por quatro anos.

Em caso de multa grave, o motorista terá a carteira suspensa e, para obter outra, é obrigatório realizar todos os procedimentos desde o início.

Tirar a Habilitação Definitiva

Após o primeiro ano com a Permissão para Dirigir, o motorista pode solicitar a Habilitação Definitiva. Para realizar este procedimento, é necessário se dirigir ao Detran. Quem mora no estado de São Paulo, também pode fazer o poupatempo agendamento cnh para ser atendido em um dos postos do programa.

Published inDocumentação

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *